quinta-feira, 15 de maio de 2014

Como escolher uma televisão


       A Copa do Mundo está chegando e pra quem não vai ao estádio, assim como eu, a solução é assistir pela televisão mesmo. Com esse ritmo, muitas lojas estão oferecendo TVs e tem muita gente comprando, mas antes é bom analisar se é um bom investimento, afinal é algo pra ser duradouro né!? E como o blog tem o intuito de ajudar nas compras, hoje vou dar dicas de como escolher uma televisão.

TV Digital
            O sinal de transmissão está passando por mudanças e é bem provável que em 2016 não tenha mais sinal analógico. Então, na hora de comprar certifique-se de que a TV tenha conversor digital integrado.


3D ou não
            Com tanta tecnologia no mercado, é possível que você fique em dúvida sobre a aquisição de uma TV 3D, afinal com o auxílio dos óculos para tal finalidade, ela exibe imagens em três dimensões, ou seja, se estiver assistindo a um filme 3D e o personagem arremessar algo, terá a impressão de que o objeto está vindo em sua direção.
            Bem legal né, mas nesse ponto é bom ponderar se você irá usufruir da tecnologia, pois o preço é bem mais salgado, e se você não gosta de assistir a filmes, pode ser que sua TV 3D não seja tão útil.


Plasma, LCD ou LED
            Os aparelhos com tecnologia de plasma são recomendados para ambientes mais escuros, pois as cores são mais vibrantes e permite a visão de vários ângulos.
            As televisões de LCD são para ambientes mais claros, mas devido sua tecnologia os tons escuros como preto não ficam na cor certa, podendo variar entre tonalidades de cinza.
            Já os televisores de LED são ideais para assistir a filmes, jogar vídeo game e mais econômicos em questões energéticas e ainda são mais finos.


Smart TVs
            Além de toda a tecnologia das novas televisões ainda há a opção de aparelhos com acesso a internet. Já adianto que essa tecnologia não é legal para acessar redes sociais, mas é ótima para quem deseja assinar Netflix (se você quer saber mais sobre Netflix, leia esse post).


Resolução
            Existem diversas resoluções no mercado, mas se quiser algo que garanta uma ótima resolução para assistir filmes, o ideal é investir em uma TV full hd, que apesar de não ser mais a “top” do mercado, ainda oferece excelente resolução que não deixa nadinha a desejar (até pouco tempo era a de melhor resolução, mas atualmente já tem a 4K que ainda está com um preço bem salgado).


Conexões
            Além das entradas padrão de áudio, vídeo e de antena, vale a pena investir em produtos com conexões HDMI (ótimo para conectar o computador a televisão) e USB (dá para conectar o pen drive com fotos e mostrar para toda a família de uma só vez).


Taxa de atualização
            É a frequência com a qual a tela forma novas imagens. Quanto maior a taxa de atualização, melhor a qualidade para imagens muito rápidas, como filmes de ação.
Para televisões LCD ou LED, 60 Hz é o mínimo, já para televisores de plasma o mínimo ideal é de 600 Hz.
Para aparelhos LCD ou LED, uma taxa de 120 Hz já é mais que suficiente para a formação rápida das imagens. Acima disso, nem dá pra notar a diferença.


Tamanho
            É claro que quando vamos comprar uma TV queremos algo grande, ainda mais se for para assistir aos jogos durante a Copa, mas é bom considerar o tamanho do seu ambiente.
            Televisores muito grandes em ambientes pequenos podem causar incômodo a vista e ainda ficar desproporcional.
            O ideal é seguir a regrinha abaixo.
  • Telas de 19” a 26”:  distância deve ser de 1,50 m a 2 m.
  • Telas de 32” a 37”: distância deve ser de 2,40 m a 2,80 m.
  •  Telas de 42” a 47”: distância dever ser de 3,20 m a 3,60 m.
  •  Telas de 52”: distância deve ser de 4 m.

Essas são as premissas básicas, para comprar uma televisão. É claro que existem outros fatores, mas considero que são válidos para especialistas na área.
Se considerar tais informações, é só pesquisar a que melhor atende as suas necessidades e preços, é claro, e comprar antes dos jogos.
Ah, e se gostou muito do post, semana que vem mostrarei a TV que adquiri com essas informações e o que estou achando dela. Então não deixe de acompanhar os próximos posts.


E o último recado é que amanhã tem post com cupons de desconto da semana, então pode ser que tenha cupom para alguma loja que tenha a televisão que você quer!


Nenhum comentário:

Postar um comentário