terça-feira, 27 de maio de 2014

Como escolher um chuveiro elétrico

 
         Nada melhor que chegar em casa depois de um longo dia de trabalho e poder tomar um banho;  mas nem sempre é isso que acontece.
Às vezes o chuveiro fica com alguns pinguinhos gelados em meio a água quente, ou o chuveiro não esquenta o suficiente nos dias frios ou até mesmo quase nem sai água. E quando isso acontece é sinal de que chegou a hora de investir em um novo chuveiro!
            Para ajudar no processo de escolher um chuveiro elétrico, hoje o post traz dicas especiais para não ter erros na hora da compra.

110V ou 220V
            Bom, como o post é para chuveiros elétricos, antes da compra é preciso certificar-se qual a voltagem (110 ou 220V) da sua instalação para o chuveiro.
Se ainda estiver em processo de construção ou reforma, uma boa opção é fazer uma instalação 220V, pois permite chuveiros com potência maior, ou seja, seus banhos serão mais quentinhos.


Pressão da água
            A pressão da água vai depender da altura da sua caixa d’água, quanto mais alta, maior será a pressão.
            Se a pressão da sua casa ou apartamento for baixa, uma solução é comprar um chuveiro com pressurizador.


Ducha ou Chuveiro
            Em geral, as duchas tem jato concentrado com mais pressão, garantindo um banho relaxante e sendo ideal para banheiros que já possuem alta pressão d’água.

            Os chuveiros, normalmente possuem espalhador maior, sendo ideal para quem quer ficar com o corpo todo debaixo d’água.


Regulagem de temperatura
            Os chuveiros mais comuns, normalmente apresentam três opções de temperatura (verão, inverno e desligado) e integram o grupo de chuveiros multitemperaturas, que tem temperaturas predeterminadas, sendo necessário desligar o equipamento para alterná-las.
            Se a opção for por um chuveiro que permite precisão ao mudar a temperatura, o ideal é um chuveiro com mudança eletrônica (contínua), assim você pode alterar a temperatura de acordo com a sua necessidade e com o aparelho em funcionamento.
            Outro ponto para se atentar, é onde a temperatura é mudada. Nos chuveiros mais simples a mudança é no topo do chuveiro, e pode dificultar um pouco. No entanto, há chuveiros com controle que fica
mais abaixo do aparelho e fica fácil até para as crianças mudarem a temperatura do chuveiro. Normalmente esses controles, são bem comuns em chuveiros com mudança eletrônica e até em alguns modelos multitemperaturas.


 Vazão
            Na escolha do chuveiro é preciso ver as especificações técnicas que mostram qual a vazão, ou seja, quantos litros de água por minuto seu chuveiro irá liberar.
            É claro que um banho com muita água é delicioso, mas é bom lembrar que quanto maior a vazão, maior será o consumo de água.


Fiação e disjuntor
            Ao comprar um chuveiro é preciso ficar atento também à fiação da sua instalação elétrica. Assim como o disjuntor destinado ao chuveiro.
            O ideal é respeitar os limites, mas se sua escolha for um chuveiro de potência maior do que o indicado para sua instalação, então é bom contratar um profissional para fazer as mudanças adequadas.
            Para ajudar, criei uma tabela com especificações da bitola de fio para cada potência e qual o disjuntor adequado.


            Para entender melhor a tabela, vamos a um rápido exemplo. Se minha instalação elétrica é 220V e eu comprar um chuveiro de 8000 W, então a bitola dos fios da minha instalação elétrica devem ser de no mínimo 6 mm², e meu disjuntor de 40.
           


          Bom, espero que o post ajude na escolha do chuveiro e indico sempre a contratação de um profissional qualificado para averiguar sua instalação elétrica e já instalar o chuveiro, assim você garante banhos tranquilos e relaxantes.

            Ah, continue acompanhando o blog que logo irei falar sobre a escolha do meu chuveiro e o que tenho achado dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário