quinta-feira, 24 de abril de 2014

Aliexpress: como abrir disputa?

Já mostrei um post sobre como comprar de forma segura no Aliexpress, mas percalços podem acontecer e pra isso hoje vou mostrar como resolver esses problemas. Para isso muitas vezes é necessário abrir disputa e aqui você entenderá o que é e como abrir disputa.


O que é “abrir disputa”?
            Abrir disputa é um procedimento que o Aliexpress fornece para os clientes que tiveram problemas na compra. O procedimento visa intermediação do Aliexpress entre o vendedor e você para solucionar o problema.

Motivos para abrir disputa
1)    Bom, você realizou a compra e está esperando por sua encomenda. Para isso é importante ficar atento com seu prazo de entrega (é só abrir sua área de pedidos). O lugar contém contagem regressiva, caso o prazo esteja finalizando e seu produto ainda não chegou, solicite ao vendedor para estender seu prazo por mais 30 dias. Continue atento ao prazo. Caso, o vendedor não aceite estender o prazo, abra uma disputa.

2) Se o código de rastreamento foi informado e não está funcionando espere alguns dias, pois pode demorar um pouquinho para a atualização de rastreamento. Se já passou algum tempo e o código continua não funcionando, entre em contato com o vendedor para informar-se sobre possível erro no código. Caso não haja sucesso no contato com o vendedor, abra disputa.

3) Caso já recebeu seu produto, ainda não libere o pagamento, você tem até o final do prazo para liberar o pagamento. Caso não faça isso e seu prazo termine, o Aliexpress entende como se estivesse tudo certo e libera o pagamento ao vendedor. Teste seu produto e veja se está em perfeito estado; caso haja alguma inconformidade, abra disputa.

Como abrir disputa?
            Para abrir disputa é preciso logar em sua conta. Vá à seção de seus pedidos e escolha qual produto pedirá para abrir disputa. No canto direito ao produto haverá a opção “open dispute” (abra disputa). Clique nessa opção; você será encaminhado para uma página para responder por quais motivos quer abrir a disputa. Ao final dessa página opte por receber o reembolso total e se quiser detalhar mais o problema escreva em inglês no espaço destinado para detalhes.
            Envie suas respostas e agora é aguardar a intermediação do Aliexpress para resolução do problema. As informações sobre qualquer atualização na abertura de disputa será encaminhada para o e-mail cadastrado no login, então, fique atento ao seu e-mail.
            O Aliexpress tentará solucionar seu problema de alguma maneira e seu dinheiro será estornado. Se você comprou por cartão de crédito irá receber o estorno na fatura; mas se a compra foi feita por boleto, provavelmente o seu dinheiro será depositado em uma conta bancária.
       Após a abertura de disputa o Aliexpress enviará orientações sobre os procedimentos a serem realizados. Fique atento!

*Lembre-se sempre que o contato com o vendedor deve ser feito em inglês. Caso tenha dificuldades com a língua inglesa use o Google Tradutor.

       Nunca abra disputa sem reais motivos. Por tais motivos, muitos vendedores estão deixando de vender para o Brasil e nós não queremos ficar de fora desses precinhos camaradas né!?
       Esperamos que em momento algum você necessite abrir disputa, mas caso precise, siga as orientações desse post para não restar dúvidas.

    Você já teve algum problema com compras no Aliexpress? Precisou abrir disputa? Conte aqui nos comentários!

16 comentários:

  1. Parabéns pelo blog! Gostei bastante do post, explicou direitinho!
    Nunca precisei abrir disputa lá, nunca tive nenhum problema no Ali.
    Mas conheço gente que abriu disputa e nao aceitaram devolver o dinheiro, não sei pq o Ali não aceitou. Sabe dizer se tem algum motivo, já aconteceu contigo?
    Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bárbara, agradeço pela visita e confesso que sou fã do seu blog.

      Então, eu nunca tive problemas com nenhuma compra, mas já vi relatos de que há análise por parte do Ali e eles decidem quem tem razão na disputa. Talvez a decisão tenha sido tomada dessa forma.
      Só espero que haja imparcialidade nessas decisões!

      Beijos!

      Excluir
    2. Boa noite... Tempos atrás, tive 2 casos, digamos, probleminhas com 2 vendedores no qual fui forçada a abrir uma disputa. A primeira foi com uma compra de 4 blusinhas.. o vendedor demorou quase 1 mês p/ enviar a mercadoria.. mandava mensagens p/ ele, até que certo dia, a mercadoria foi "enviada".. porém o código do rastreio nunca funcionou.. e o tempo passando... Foi onde abri a disputa e logo recebi um email do EBANX, pedindo os meus dados p/ a devolução do dinheiro... (vale lembrar que a demora do reembolso é de 10 dias.. no meu caso, demorou bemmmmmm mais que isso.. ) A segunda disputa foi com uma compra de sementes de rosas coloridas.. O valor era abaixo de 5 dólares, não sabia que o valor da compra teria que ser acima disso.. Só mais tarde é que o vendedor me comunicou que não enviaria o meu pedido.. Aí entrei na disputa e estou aguardando o reembolso.. (já recebi um email da EBANX pedindo os dados p/ o reebolso.. agora é só aguardar) A minha dica é o seguinte; Tomar muito cuidado com o tempo de proteção.. se estiver acabando, estenda o prazo.. ISSO É MUITO IMPORTANTE p/ qualquer eventualidade... Se esgotar o tempo de proteção, não adianta entrar na disputa pq. o seu pedido será dado como ENCERRADO.. (vc ficará sem a mercadoria e sem o reembolso)

      Excluir
    3. Iracema, muito obrigada pelas dicas! Com certeza é muitoooo importante ficar atento ao tempo de proteção.
      =)

      Excluir
  2. oi meu nome e kassandra eu fiz uma compra de duas mochilas no aliexpress no boleto já fiz o pagamento e até agora só uma das mochilas foi enviada, eu entrei eu contato com o vendedor e ele disse que houve um problema no pagamento mais no site está mostrando que o pagamento já foi realizado, e agora o tempo de processamento do pedido já está quase acabando o que eu faço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se já conversou com o vendedor e ele disse que houve problemas, mas o site consta o pagamento, aconselho você a cancelar essa compra. O Ali permite o cancelamento antes do envio e você vai receber o dinheiro de volta. Se comprou com cartão, o valor será estornado no cartão. Se pagou por boleto, o Ali vai pedir o número da sua conta bancária para fazer o depósito.
      Espero ter tirado sua dúvida.

      Excluir
  3. o pedido já foi enviado mais não consigo ver onde ele se encontra eu entrei em contato com o vendedor perguntando onde o pedido se encontrava ele respondeu que existe uma ordem no meu nome e eu não o que isso que dizer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso quer dizer que há um pedido em seu nome, pelo visto você não tem código de rastreio e o jeito é esperar. Fique atento(a) para não perder o tempo de proteção.

      Excluir
  4. Fiz um pedido de 6 tênis no Aliexpress, peguei via boleto e tals.. Depois apareceu que meu pedido foi encerrado devido ser um vendedor suspeito.. Quero reembolso, como faço agora? Não tem a opção "abrir disputa"..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso acontece quando o Ali considera que o vendedor não é confiável. Dentro de alguns dias o Ali vai te encaminhar um e-mail pedindo informações da sua conta bancária para fazer o depósito.
      =D

      Excluir
  5. Fiz uma compra e por duas vezes aumentei o prazo de envio. O vendedor não responde aos e mail.
    O que fazer?

    ResponderExcluir
  6. Olá! Se você está tentando entrar em contato com o vendedor há alguns dias, o que pode estar acontecendo é que eles estão no ano novo chinês e por isso há recesso no trabalho.
    A minha dica é esperar mais alguns dias até que voltem ao trabalho. Caso o vendedor continue não respondendo, peça para cancelar o pedido. O Ali entrará em contato com você para devolver o dinheiro. Já aconteceu isso comigo, e o vendedor só me respondeu (sendo chato) quando cancelei a compra.

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde
    paguei hoje o boleto bancario, mas eu já tinha pedido para cancelar o pedido, gostaria de receber meu dinheiro de volta e não consegui contatar o vendedor, como eu faço agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum, já que você já pagou o boleto a única maneira é tentar conversar mesmo com o vendedor. Não tem outra maneira... =/.

      Excluir
  8. Tem mais dois meses que não recebi meu produto, Se meu pedido não chegar até 2016-09-11, após esse dia será que dá para abrir disputa e serei reembolsado? ( não consigo contatar o vendedor por que a página escolhida não pode ser encontrada como o site do meu produto não tivesse mais existido !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Willer, considerando tudo o que vc falou acho melhor abrir disputa sim. Como não existe mais a página, com certeza vc não consegue pedir para aumentar o prazo de entrega né?!

      Caso não esteja conseguindo aumentar esse prazo, abra disputa sim, pq se o produto não chegar ou vier com defeito vc não perde dinheiro.

      Excluir