segunda-feira, 28 de abril de 2014

Golpes na internet: como evitar

 
         É muito comum ouvirmos comentários de que “fulano” comprou algo na internet e não recebeu o produto. E não são só os comentários que são comuns, essas situações de golpes na internet estão cada vez mais frequentes.

            Para evitar golpes virtuais há algumas dicas básicas a serem seguidas. E se você já está careca de saber, desce um pouquinho a página e leia meu relato pessoal de um golpe que vi no final de semana.

   1)     Quando a esmola é grande o santo desconfia!
                O ditado popular além de antigo é muito válido para os dias atuais e se enquadra muito bem a internet.
                 Desconfie de ofertas espetaculares! Já vi ultrabook de R$ 6 mil sendo vendido por R$ 1500,00. Vale a pena buscar maiores informações na internet para certificar-se da veracidade da oferta.

   2)  Busque sites seguros!
                Ao buscar por algum produto na internet e encontrar um site que ainda não conhece com preço bom, o ideal é buscar informações sobre o site na internet.
              Busque fóruns de discussão, entre no site Reclame Aqui e veja se há denúncias da loja, pergunte aos amigos nas redes sociais. Reúna o máximo de informação possível sobre a loja e depois examine se vale a pena ou não.

   3)  Não compre em lojas que só aceitam pagamento via boleto bancário
               Ao ver as formas de pagamento e a loja oferecer somente a opção de boleto bancário, desconfie! Grande parte dos golpes, 95%, são aplicados dessa forma.
   
   4)  Consulte o CNPJ
               Busque no site o CNPJ da empresa e confira se há cadastro regular na Receita Federal. Se o site não deixar exposto o número do CNPJ, peça a loja e se ela não passar, é melhor evitar a compra.

   5)   Dados principais na página
               Lojas confiáveis apresentam informações no próprio site, a exemplo de endereço físico e telefone para contato. O ideal é buscar a veracidade do endereço no Google Maps e até tentar contato através do telefone fixo (se só tiver número de celular, corra!).

   6)  Oferta válida só por e-mail
               Muitos golpes são enviados através de e-mails com ofertas exclusivas através desse tipo de acesso. Se quiser certificar-se da promoção entre na loja e confira a URL (descrição do site), e siga todos os outros passos acima.

          Depois de todas essas dicas, vou relatar brevemente um caso de golpe que vi esse final de semana pra gente ficar ainda mais alerta!

            Sou cadastrada em diversos sites que costumo comprar e sempre recebo ofertas destes, a exemplo do Walmart.
            Estava conferindo meus e-mails e vejo que há um e-mail de ofertas do Walmart. Os preços são ARRASADORES. As ofertas só eram válidas através da entrada pelo e-mail, cliquei em um produto qualquer e fui redirecionada para uma página idêntica a do Walmart, algum mínimo detalhe ou outro distinguia, mas só notei isso porque havia realizado uma compra no site no dia anterior.
            Mas como nem todo golpe é perfeito, a URL do site não era do Walmart, mas sim de um link que nem citava o nome da loja.
            O ideal é sempre ficar atento, se receber algum tipo de oferta por e-mail, confira cada detalhe da página e se ainda estiver em dúvida ligue na loja e certifique-se de que a oferta é verdadeira.
            Entrei em contato com o Walmart para relatar a situação e estou esperando retorno, atualizo aqui assim que a loja me responder.

            Fiquem sempre atentos! Boas compras!

Atualização: conforme tinha dito que atualizaria o post com a resposta do Walmart, acabei de receber uma mensagem da empresa. Segue abaixo para ficar de alerta aos internautas que também receberam essa fraude por e-mail.

"O link http://ofertoesbr.com.br/ILHGHSMZG.html não pertence ao Walmart.com, não compre por esse link! Nossas Equipes de Tecnologia e Segurança já foram avisadas!"









Nenhum comentário:

Postar um comentário