quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Canudo Reutilizável: Modelos e Dicas de Onde Comprar!

O ano de 2018 foi um ano de mudanças pra mim, e uma delas foi de contribuir mais com o meio ambiente, e uma medida bem viável para o início desse processo foi de deixar de usar canudos descartáveis e adotar soluções ecológicas, como o canudo reutilizável de metal.
A mudança para o canudo reutilizável de metal começou quando vi uma reportagem da quantidade diária de canudos descartáveis que iam parar nos oceanos, afetando a vida marinha.
A partir desse dia, vi que por menor que fosse minha atitude, era hora de mudar e deixar de usar canudos descartáveis, que faziam parte da minha rotina, inclusive usava esse tipo de canudo em casa diariamente.


Tipos de Canudos

Para deixar de usar os canudos descartáveis, a primeira alternativa foi de buscar outras soluções, e a partir disso busquei por modelos de canudos ecológicos e que poderiam ser usados como substitutos dos canudos descartáveis. Entre as opções que encontrei, estavam as versões de:

  • Canudo de Papel: uma opção também descartável, mas com a vantagem de ser biodegradável. O canudo de papel apesar de ser uma opção mais vantajosa que os clássicos canudinhos plásticos, traz o impacto da produção para o meio ambiente, já que após um uso o item deve ser descartado.
O modelo de papel é biodegradável

  • Canudo de Vidro: uma excelente opção de canudo reutilizável. Essa versão é de um vidro bem resistente e pode ser lavado após o uso para a reutilização do canudinho. A vantagem do canudo de vidro é o fato de não aderir restos de alimentos e ser incolor, permitindo visualizar se o canudo está bem higienizado após a lavagem.

  • Canudo de Silicone: essa é uma opção de canudo reutilizável, mas que tem como desvantagem o fato de ser feito em plástico e ficar desgastado com o tempo de uso.
 
  • Canudo de Bambu: para quem busca opções de canudos reutilizáveis e de fonte renovável, essa é uma ótima escolha, já que o canudinho é feito de bambu. Essa opção é bastante duradoura e pode ser lavada após o uso.
O modelo em bambu é de fonte renovável

  • Canudo de Inox: uma opção bastante versátil de canudo reutilizável, essa opção pode ser lavada, usada com líquidos quentes e frios, e tem a vantagem de ser bastante duradoura, já que o inox é um metal resistente a impactos e quedas.



Canudo de Inox - A Minha Escolha

Depois de avaliar todas as opções de canudos ecológicos, minha decisão foi por adotar os canudos de inox.
Comprei um kit com 10 canudos e uma escovinha para lavá-los; e com essa quantidade dá para ter canudinhos em casa e na bolsa, afinal a intenção é sempre carregar meus canudos.


A escovinha auxilia na lavagem interna dos canudos

A limpeza do canudo de inox é bem simples, basta usar a escovinha para limpar por dentro e uso também uma bucha de louça para lavá-los por fora.
Para uma limpeza mais profunda e para garantir que os canudos fiquem bem limpos por dentro, também gosto de colocá-los em água quente com vinagre para higienizar melhor.
Tenho usado os canudinhos de inox há quase 1 ano e com bastante frequência, e os meus ainda estão super bem conservados, o que vale o preço, além de ajudar o meio ambiente gerando menos lixo.

Onde Comprar? Quanto Custa 

Depois de decidir pelos canudos de inox, comecei uma nova busca, que era encontrar uma empresa brasileira que vendesse esse tipo de produto, afinal esse é um produto de metal e que merece atenção redobrada para escolher por uma empresa séria e que não use metal pesado (fica o alerta!) na produção dos canudinhos.
Depois de muito buscar encontrei a Beegreen, uma empresa de Curitiba e que envia para todo o Brasil.
Fiz minha compra e a entrega foi feita através dos Correios, dentro do prazo indicado pela empresa no momento da compra.
Gostei bastante do atendimento da empresa e da qualidade dos canudos.
Já não lembro ao certo o preço que paguei na época, mas olhando no site da empresa vi que existem versões com 4 canudos + escovinha por R$ 45, o que é um preço bem justo pela qualidade dos produtos, além do benefício de gerar menos lixo.



Por enquanto só testei a versão em inox, mas se você já testou algum outro modelo conta aqui nos comentários o que achou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário