terça-feira, 27 de setembro de 2016

Tipos de impressoras: saiba como escolher!

            É bem provável que você já tenha ouvido falar de diferentes tipos de impressoras, mas você sabe qual o melhor e qual o mais indicado para você?
            Entre as opções de impressoras mais conhecidas estão:
  •  Matricial;
  •  Jato de tinta;
  • Laser;
  • Bulk-ink;
  • Multifuncional.


E apesar de todas realizarem a função de imprimir, há muitas características que as diferenciam. Então, vamos às peculiaridades de cada tipo de impressora e as vantagens e desvantagens de cada modelo.



Matricial

            Essa foi uma das primeiras impressoras a ser lançada no mercado, e foi usada por anos.
        A impressora matricial tem características bem parecidas com a máquina de escrever a impressão é feita a partir de uma espécie de fita e com um papel especial.


            Apesar de um custo barato para imprimir, é preciso papel especial e a cor é limitada (preto e vermelho). Por não ser tão versátil, esse tipo de impressora tem sido pouco usada, e ficou restrita para imprimir notas ficais e formulários.


Jato de tinta

            Entre os tipos de impressoras, a jato de tinta é a mais conhecida e mais difundida no uso doméstico.
            A impressora tem custo barato e é facilmente encontrada. O tamanho é compacto e a impressão é feita a partir de cartuchos de tinta. Os cartuchos podem ser recarregados e isso deixa o custo-benefício ainda melhor.



            A jato de tinta é ideal para quem busca bom custo-benefício, e uma opção de impressora compacta que faz impressões em preto e colorido.

Laser

            Comparada a jato de tinta, a impressora a laser tem custo um pouco maior, mas que vale a pena por conta de outras vantagens da impressão a laser.
            Esse tipo de impressora funciona a partir de toner, que pode ser original,compatível ou remanufaturado. Os toners compatíveis e remanufaturados costumam ter custo mais barato, e isso faz com que a impressão fique mais barata também.


            Entre as vantagens da impressora a laser estão a rapidez, qualidade e o baixo custo na impressão; já que um toner faz muito mais impressão que um cartucho.
            A impressora a laser pode ser apenas com toner preto ou colorida, e fica a critério do usuário escolher qual o tipo de impressão mais faz. Por exemplo, aqui em casa, fazemos muita impressão em preto, então consideramos mais vantagem ter apenas a versão para impressão preta, já que valeria mais a pena e já tínhamos uma jato de tinta.


Bulk-ink

            As impressoras bulk-ink estão se tornando cada vez mais conhecidas, e mais usuais tanto em empresas, como no uso doméstico.
            Esse tipo de impressora é aquela que tem pequenos reservatórios laterais onde ficam as tintas. A bulk-ink pode ser adaptada (uma versão jato de tinta é transformada nesse tipo de impressora) ou já pronta, como os famosos modelos da Epson, e que são excelentes e com ótimo-custo benefício.

O modelo bulk-ink foi adaptado


            Antes de escolher entre adaptar uma impressora ou já comprar um modelo pronto é bom considerar alguns fatores – como possíveis problemas que as versões adaptadas costumam ter; mas vamos falar disso em um outro post.
            A vantagem da impressora bulk-ink é o custo-benefício, já que a tinta de recarga pode ser comprada em lojas especializadas ou online, e a recarga pode ser feita em casa e sem a necessidade de alguém especializado.
            A qualidade da impressão é ótima, e mesmo a impressão colorida tem baixa custo, já que a tinta usada é bem rentável e não é cara.
            Apesar de ser muito vantajosa, esse tipo de impressora precisa ser utilizada com regularidade para não entupir os caninhos que direcionam a tinta para impressão, caso contrário, a impressora pode apresentar problemas.

Multifuncionais

            As multifuncionais não são um modelo exclusivo com um tipo de impressão. Na verdade, esse tipo de impressora está ligado as tarefas extras que estão aliadas a um mesmo aparelho, como scanner, xerox e até fax.


            As versões multifuncionais podem ser tanto para as impressoras a jato de tinta, laser ou bulk-ink, e se você precisa de alguma dessas ferramentas, pode considerar um modelo multifuncional, já que é compacto e oferece várias funções em um só aparelho.


          

  Agora é só considerar quais as suas necessidades e qual a frequência em que realiza impressões para decidir qual a melhor entre os tipos de impressoras, afinal a melhor é aquela que atende a todas as suas expectativas e necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário