segunda-feira, 7 de março de 2016

Cooler para notebook

            Seu notebook esquenta? Esse era o problema que eu estava enfrentando nos últimos tempos. Usar o aparelho no colo estava difícil, já que esquentava ainda mais. Então, a solução foi apostar em um cooler para notebook, e ver se o item realmente melhorava a temperatura e desempenho.
            O meu eu ganhei do boy, e depois de muita pesquisa o modelo escolhido foi o Notepal Infinite da Cooler Master.



A base é indicada para notes de 12” a 16”, e usando um de 14” as vezes sinto um pouquinho de dificuldade para encaixar nas borrachinhas que não o deixam escorregar, então acredito que versões menores podem ficar escorregando sobre a base metálica.
O resfriamento possui três velocidades, e nos dias mais quentes tenho usado no máximo (velocidade 3), e mesmo assim o aparelho é extremamente silencioso. Para liga-lo vem um cabo que deve ser conectado a entrada USB do notebook, e a outra ponta na entrada mini da base. E se você já fica triste de pensar que vai perder uma entrada USB, pode animar-se, afinal, a base dispõe de mais uma entrada, exatamente para não comprometer o seu USB.


Depois de conectar, não precisa instalar nadinha, e basta acionar o botão “Start/ Stop” que fica atrás para ligar a ventoinha. O botão tem uma luz de led azul, que indica se o item está ou não ligado. O funcionamento usa a energia gerada pelo computador, então se você não está conectado a tomada, é possível que a bateria do seu computador descarregue um pouquinho mais rápido, mas não notei grande diferença nisso.


Outro ponto interessante da base é que ele tem dois organizadores de fio, um que passa por baixo e outro por trás, assim dá para deixar todos os fios arrumadinhos sobre a mesa.
Em relação ao peso da base achei bem ok, e como sou péssima com a questão de aproximação, decidi usar a minha balança de cozinha para falar mais exatamente sobre isso. Na caixa a descrição indica 700g, mas ao pesar a indicação é de um pouco mais de 1 kg, então fica uma divergência de informações aqui.





A saída de ar fica na parte de trás, logo abaixo do botão de ligar, então, essa é uma parte que deve sempre estar livre para garantir a circulação de ar.
Em relação a eficiência do produto já adianto que achei ótima. Antes de ligar a base usei o programa AIDA64, que mede a temperatura de componentes do PC, e só para ter um parâmetro, o processador estava com 78°C e o CPU com 82°C. Liguei o cooler, e deixei por aproximadamente 5 minutos funcionando e medi novamente, a temperatura e os números do processador e CPU já tinham caído bem, 68° e 69°C respectivamente. A variação para o processador foi de 10°C, e para o CPU de 13°C; o que é bem significativo. O fabricante informa que é possível abaixar até 17°C.

No outro dia medi novamente a eficácia já com o cooler ligado há algumas horas e dessa vez, a diferença foi bem alta, já que o processador estava com 46° e o CPU com 47°C. Todos os outros índices caíram também, e notei que o notebook ficou até mais rápido para responder; mas nesse dia a temperatura do ambiente também estava mais baixa.



O preço eu não sei dizer, pois, como eu disse no início, ganhei de presente. Mas sei que foi comprado no Mercado Livre, então vale a pena dar uma olhada em vendedores que vendem o item por lá.

            Com certeza valeu muito a pena o investimento, e agora posso voltar a usar o note no colo sem queimar a perna, já que o cooler para notebook ajudou a manter uma temperatura mais estável para o computador.


Mais resenhas: se você quer ver mais resenhas sobre produtos e lojas de informática, neste post dou a dica de um mouse sem fio, e aqui indico uma loja para comprar bateria de notebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário