terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Comprar ou não maquiagem em sites chineses?

      Como passaram de final de ano? Espero que as festas de fim de ano tenham sido cheias de amor e paz e que este novo ano seja repleto de conquista. E para começar o ano, o Vida de Compras tem um post que não é exatamente sobre compra, mas sim uma dica importante para quem pretende comprar maquiagem em sites chineses.
      Recentemente tenho visto inúmeros comentários na internet sobre comprar ou não maquiagem em sites chineses, e se você ainda não se decidiu sobre investir em itens chineses para a maquiagem vamos ao que interessa – comprar ou não maquiagem em sites chineses?



Procedência das maquiagens chinesas
            A grande discussão em torno das maquiagens chinesas gira em torno da procedência, afinal algumas mulheres possuem alergias a algumas composições dessas maquiagens e os efeitos após o uso podem ser bem desagradáveis.
            Em geral, as maquiagens chinesas são réplicas e outras não possuem nem marca, por isso fica difícil acompanhar a procedência e a relação dos compostos utilizados na make, o que pode ocasionar reações alérgicas em algumas mulheres.
            Se você vai comprar uma make em algum site chinês, saiba que está correndo risco por não saber a composição original do produto.

Controle de qualidade
            Para evitar problemas como alergias causadas pelo uso da maquiagem, o ideal é investir em produtos que passem por controle de qualidade, o que torna a compra de make chinesa mais difícil, já que não conseguimos acompanhar a regulação e os testes feitos pelas marcas para garantir nossa segurança.

Pele irritada ou olhos lacrimejando
            Um dos primeiros sintomas de que a maquiagem está causando alguma reação são pele e/ou olhos irritados. Se você comprou uma maquiagem chinesa e ao usar sentiu que sua pele ou olho sofreu com alguma adversidade, o ideal é suspender o uso, limpar a pele/olho e procurar por um médico para que este indique o tratamento adequado.



Anvisa – regulação
            As maquiagens vendidas no Brasil devem passar pelo controle de regulação da Anvisa, que impõe diretrizes que garantam qualidade ao produto vendido. Se você compra uma make de sites chineses, esta não foi vendida no país e consequentemente não possui regulação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o que não garante a segurança e procedência da maquiagem, o que pode ocasionar riscos para sua saúde.

Teste
            As maquiagens comercializadas no Brasil devem passar por testes que comprovem que o produto não traz danos ao usuário, e por isso não podem ser vendidas sem tais testes. Se você comprar uma maquiagem chinesa não sabe quais procedimentos o fabricante adotou (e se adotou) para testar a maquiagem antes de você usar, e você pode acabar sendo a “cobaia” da história e ter um resultado negativo.
            Se a make foi aprovada nos testes, o fabricante está apto a mostrar na embalagem que o produto foi testado dermatologicamente, garantindo segurança no uso.

Substâncias tóxicas
            Além dos riscos que podem ser visíveis ao usar a maquiagem, outros riscos podem estar escondidos, como o uso de metais pesados na composição dos produtos. Tais metais podem não apresentar efeitos imediatos à saúde, mas ao longo do tempo e com o uso e acúmulo de metais pesados e substâncias tóxicas na composição das maquiagens, sua saúde pode correr diversos riscos.

Comprar ou não maquiagem em sites chineses?
            Depois de todas as dicas e após saber de todas as exigências nacionais para a comercialização de cosméticos, fica claro que no país temos regras para evitar possíveis problemas que maquiagens podem causar. É claro que fica ao seu critério a decisão de comprar ou não maquiagem de sites chineses, mas vale a pena considerar todos os fatos, afinal você pode ter uma leve alergia, mas também pode ter uma grave infecção nos olhos e até perder parte da visão.
            Comprar maquiagem sem procedência (e isso vale também para marcas que são vendidas no Brasil ilegalmente) é um risco, e minha dica é que você economize um pouquinho mais para comprar um produto que não traga danos a sua saúde.

            Agora que você já tem todas as informações sobre comprar ou não maquiagem em sites chineses, fica a você analisar os riscos que esse tipo de produto pode trazer a sua saúde, e se vale a pena correr este risco. E isso não extingue o fato de que marcas nacionais e famosas não tragam riscos, mas esses são menores já que há mais exigências em relação a sua procedência.

            

4 comentários:

  1. Oi passando pra conhecer o blog e amei esse post, eu sou uma das pessoas que morro de medo de comprar maquiagem chinesa, apesar de ficar super atentada, pois os preços são ótimos. Beijsss e visite meu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rezinha, eu também fico tentada, mas não tenho coragem de arriscar.
      Ah, e você não deixou o link do seu blog...=/.

      Excluir
  2. Discordo um pouco em relação a qualidade de alguns produtos chineses. Vou explicar! Trabalho a mais de 05 anos com produtos da Miss Rôse, Flamingo e Alobon. A Miss Rôse por exemplo é uma das poucas que entram legalmente no Japão. Digo isso com absoluto conhecimento de causa, pois exporto para o Japão. Alguns componentes o Japão não aceita na fórmula e a Miss Rôse passa em todos os testes lá. Claro que sua dica é valiosa, há que se cuidar da pele sempre e se prevenir das falsificações, inclusive. Se quiser dar uma olhada no nosso site fique a vontade para tirar qualquer dúvida, pois atendemos em português apesar de estarmos na China. Lá você pode ver também alguns vídeos de alguns produtos. http://www.ellawei.com Grande abraço! E a sua dica é muito boas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Don Wood, obrigada por sua contribuição! É muito bom compartilharmos experiências e dicas, e assim a gente conhece mais marcas também.

      Excluir