quarta-feira, 16 de julho de 2014

Organização financeira

             Hoje o post tem a intenção de ajudar quem quer organizar-se e manter a vida a financeira em dia.
            A maneira que desenvolvi é algo pessoal e tem ajudado muito para montar a casa nova. Apesar de ser algo pessoal, tem funcionado muito bem e ajudado a seguir minhas metas e organizar-se financeiramente.

1º passo – Criação de lista de necessidades

            A primeira coisa a fazer é criar uma lista de necessidades. Anote tudo o que você precisa, no meu caso a lista tem funcionado para móveis e utensílios para a casa, mas você pode adaptar para roupas e sapatos, ou qualquer outro item.


2º passo – Ranking de prioridades
            Depois de criar a sua lista é hora de gerar um ranking de prioridades. Para esse passo, é preciso analisar bem e enumerar. Comece enumerando a partir do número 1 o que você precisa que venha antes e vá seguindo a numeração até o último item da sua lista (que será o de menor necessidade).
            Nesse momento, é hora de avaliar se todos os itens são realmente necessários. Ah, e nada de criar prioridades que não sejam reais; você precisa ser honesto(a) e enumerar a lista de acordo com a prioridade mesmo. Ex: Colocar um videogame em primeiro lugar, enquanto você não tem geladeira é a mais pura ilusão, afinal você precisa de um ambiente para armazenar seus alimentos. Pense bem, e nada de se enganar, ok!?


3º passo – Pesquisa de preço
            Esse passo é importante, afinal começa a mexer no bolso. Depois de criar sua lista e o ranking, pesquise o preço médio de cada item da lista e coloque na frente do item até quanto você deseja investir naquilo, ou seja, você está criando um cronograma de valores que deseja gastar em um determinado item.

            E mais uma vez a realidade é essencial, se você sabe que quer um modelo de geladeira que custa em média R$ 1000,00; não adianta colocar na lista que irá gastar no máximo R$ 500,00, afinal você não pode contar com tanto desconto. O ideal é seguir o valor médio e respeitar que o valor seja adequado ao seu bolso, pois a intenção é organizar-se financeiramente e não criar dívidas.

4º passo – Economizar
            Para seguir a sua lista é preciso guardar um pouco de dinheiro, então analise quanto será necessário você economizar para comprar o novo item. Veja se para esse item a compra à vista tem desconto e se vale a pena, considere juntar todo o dinheiro para comprar o item e ainda ganhar desconto.


5º passo – Momento da compra
            Agora que você já tem sua lista é só seguir o ranking de prioridades. Lembre-se de comprar um item por vez, porque de nada adianta você comprar vários itens e acumular milhares de parcelas no cartão.
            Depois de comprar o produto, anote o preço que pagou pelo mesmo na frente do valor médio que você pretendia gastar, assim saberá se está seguindo seu cronograma e se está conseguindo economizar ou se está gastando mais que o previsto. Ah, e não se esqueça de riscar o produto que já comprou!



          Gostou das dicas? Espero ter ajudado e espero que você consiga manter a organização financeira, pois desse modo é possível analisar nossas verdadeiras necessidades e não comprar por impulso. E se você quer economizar mais, nesse post tem dicas de como economizar comprando na internet.



Nenhum comentário:

Postar um comentário