Recentemente encontrei com alguns amigos para jantar e entre uma conversa
e outra surgiu o assunto sobre reclamações de produtos. E depois disso fiquei
com a ideia fixa sobre “o direito de reclamar”.
Em meio a nossa conversa começamos a relatar todos os problemas que já
tivemos com diferentes marcas e como foi o atendimento neste pós-compra.
Afinal, mesmo depois que você adquire um produto o processo de compra continua,
mas nessa etapa são avaliados o atendimento, caso você tenha alguma dúvida ou
problema, e até mesmo a garantia.
Entre os relatos, surgiram histórias de contato com a fabricante de
escovas de dentes, até uma famosa marca de TV. E se você acha que não vale a
pena reclamar de uma escova de dentes, saiba que esse é um direito seu, afinal
você comprou determinado produto esperando que ele tivesse qualidade, mas
quando não atende a requisitos e ainda vem com defeito de fabricação, é o
momento de entrar em contato com a marca e relatar o problema. E isso nunca é
esperando que a marca te envie vários produtos novos, mas sim uma maneira de
alertar que há um problema.
E mesmo que seja algo com valor baixo, vale a pena sim. Caso contrário iremos criar um mercado que não se importa com o cliente e daremos brechas para continuar a cultura de que certas coisas devem passar batido.
E antes de qualquer ofensa ao atendente, lembre-se que ele só está ali a
trabalho e “educação gera educação”. Então, sempre haja pacientemente (mesmo
que às vezes seja difícil), exponha seu problema, relate o acontecido e o
porquê de estar insatisfeito com o produto/marca. Espere pela resposta da
empresa e juntos tentem chegar a um acordo.
As maneiras de entrar em contato com a marca são bem variadas, entre elas
dá até para recorrer às redes sociais que geram mais visibilidade e são mais
rápidas, ou ir pela maneira tradicional utilizando o SAC (Serviço de
Atendimento ao Consumidor) através de um número de telefone ou e-mail.
Caso tenha seguido esses passos e tenha se portado com calma, mas a
empresa está ignorando seu contato e até mesmo dificultando a troca/ reposição
do produto, há maneiras mais eficazes, como o auxílio que o Procon (Proteção ao
Consumidor) dá, orientando todos os
passos que devem ser tomados e intermediando as negociações entre cliente e
marca, de modo a fazer com que a lei e o Código de Defesa do Consumidor sejam respeitados.
E claro, que além do direito de reclamar você também tem o direito de elogiar,
então, antes de transformar tudo em reclamação, aproveite os meios de
comunicação para elogiar marcas e produtos também; e assim vamos construir um
mercado onde cliente e empresa são mais justos.
Ah, e se você quer saber um pouquinho mais sobre os direitos que tem
comprando na internet, pode dar uma olhadinha neste post que explica como funciona o direito de arrependimento.
Agora, quero saber de você sobre o direito de reclamar. Conta aqui
nos comentários sobre problemas que já enfrentou com produtos e marcas e
comente também como fez para solucionar o problema.
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