segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Dúvidas de como comprar no Aliexpress

            Há duas semanas o Vida de Compras abriu um post para que as pessoas pudessem mandar dúvidas de como comprar no Aliexpress. Nos comentários do post tivemos algumas perguntas, mas é comum ver nos comentários do blog diversas perguntas sobre o Aliexpress. Para deixar mais fácil, esse post reuniu dúvidas que o Vida de Compras recebe nos comentários e até no e-mail.
            Se você tem dúvidas de como comprar no Aliexpress, dá uma olhadinha nesse post, pois a resposta da sua pergunta pode estar aqui.


Quanto tempo demora para faturar o pagamento com boleto bancário?
            O pagamento com boleto bancário demora um pouquinho mais para constar como pago. Em média, a demora é de 3 dias, então, após pagar um produto com boleto é preciso esperar um pouquinho para que o status da compra no Aliexpress seja alterado.


Todos os vendedores do Aliexpress são confiáveis?
É possível ter problemas com alguns vendedores sim. Para evitar tais problemas, a recomendação é olhar a reputação do vendedor.


            Vendedores com reputação acima de 95% já são bons, mas quanto mais próximo de 100%, melhor será o vendedor.
            Além da reputação do vendedor, outra coisa a ficar atento(a) é em relação aos comentários sobre o produto. Leia o que outros consumidores acharam sobre o produto, assim você não se surpreende quando seu produto chegar.




É confiável comprar no Aliexpress?
            Sim! A indicação é ficar atento(a) a reputação do vendedor que irá comprar. Comprar no Aliexpress  é confiável, pois o site oferece uma proteção ao consumidor.


A entrega é demorada?
            Sim! A compra internacional demora um tempinho para chegar ao Brasil, mas a etapa que mais demora é aqui no Brasil mesmo, pois o produto vai para conferência, e o tempo que vai ficar nessa etapa é indeterminado. Já vi relatos de produtos que chegaram em um mês e até produtos que chegaram em 6 meses. Então não há como determinar o tempo que vai demorar.


Como rastrear a mercadoria no Aliexpress?
Após pagar pelo produto, é preciso fazer o login no site Aliexpress e depois acessar a área “meus pedidos”.

Ao entrar na área de pedidos, é só localizar o produto que você quer rastrear e clicar no link “ver detalhes”.

Se o pedido já foi postado (demora alguns dias após o pagamento) alguns vendedores fornecem o código de rastreio, depois é só ir ao site de rastreio chinês ou ao site dos Correios e inserir o código para saber onde está o produto comprado.


Ao entrar no meu produto aparece a frase "Departure from outward office of exchange"; o que isso quer dizer?
            Se seu produto estiver com essa frase, significa que ele já foi enviado para o país de destino; ou seja, já está a caminho do Brasil.


Recebi o código de rastreio, mas ainda não consigo rastrear o produto. Como faço?
            Pode acontecer do produto ainda não ter sido atualizado no site de rastreio. Se já passou mais de uma semana que recebeu o código e não consegue rastrear a compra nem pelo site de envio do país de destino, nem pelo site dos Correios, envie uma mensagem ao vendedor (em inglês – qualquer coisa é só usar o Google Tradutor) relatando o acontecido. É possível que o vendedor tenha se confundido ao postar o código.


Há riscos de ser tributada ao comprar no Aliexpress?
            Sim! Apesar de regrinhas de que compras abaixo de US$ 50,00 não devem ser tributadas, isso acontece. Em relação, ao que é certo ou errado eu não sei explicar, pois isso vai para a parte de leis do país e eu não entendo muito bem sobre isso, então minha dica é que você calcule se vale a pena comprar mesmo com a chance de ser tributado. Em geral, as tributações giram em torno de 60% do valor do produto.


            Se você ainda tem alguma dúvida de como comprar no Aliexpress, dá uma olhadinha neste post. E se ainda ficou com dúvidas é só deixar aqui nos comentários!
            Para quem está pensando em abrir disputa no Aliexpress, aqui tem post explicando direitinho com fazer isso e aqui tem um post com uma dica extra de como ter desconto ao comprar no Aliexpress.
           


           


2 comentários:

  1. vê só paguei meu boleto sábado as 9 horas da amanha hoje e terça feira e ate agora não foi aprovado o meu pagamento porque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, o pagamento por boleto demora um pouco mesmo para aprovar. Em média 3 dias úteis, fica de olho no site que logo deve aprovar.

      Excluir