segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Calçados veganos: uma proposta sustentável!

            Se você é adepto(a) de um padrão de vida que respeite as produções e o meio ambiente, atualmente já existem marcas que tem o propósito sustentável, e uma delas e que tem feito sucesso é a Insecta Shoes. A marca de calçados além de valorizar uma produção sustentável, ainda é conhecida por seus sapatos veganos. Se você não entendeu bem, é exatamente isso que a marca propõe – produzir calçados que respeitem esse estilo de vida.
            Primeiro se você não sabe o que é veganismo, vamos a uma definição bem simplificada.
            O termo é uma filosofia de vida que além de não consumir carnes, assim como o vegetarianismo, vai além e também não consome ou usa nada de origem animal.
            Essa foi uma explicação bem simples sobre esse estilo de vida que valoriza a vida animal e o meio ambiente, mas se você quer entender mais sobre o assunto, pode acessar aqui e ver mais informações.
            Agora que você já sabe o que é o veganismo, podemos voltar a falar sobre os calçados. A proposta da Insecta é oferecer sapatos com tecidos que não sejam produzidos a partir da vida animal, como a seda, e além do mais ainda adota a reciclagem de garrafas pet para a produção dos solados. Os tecidos também seguem a tendência sustentável, uma vez que a marca busca em brechós peças usadas para transformar nos calçados.


            O resultado é espetacular, e o melhor de tudo é que como as peças são reaproveitadas, sempre há modelos lindos e pouquíssimos sapatos feitos com a mesma estampa.
            A loja ainda divulga o conforto do calçado que é todo revestido em espuma, e oferece modelos infantis e adultos, atendendo a distintas faixa-etárias.
            A marca que é brasileira e totalmente produzida no país, atualmente tem lojas físicas em algumas cidades do Brasil (São Paulo - SP, Porto Alegre - RS, Brumadinho – MG) e até em outros países (Suíça e EUA); mas sua grande atuação se dá pela loja virtual.
            Além de incentivar a produção sustentável, a marca também busca outros meios de valorizar o meio ambiente, como o incentivo a ir de bicicleta até a loja e o não oferecimento de sacolinhas plástica e de papel. Afinal, é preciso pensar além da produção né?!
            Outra coisa bacana que a marca oferece é um site sustentável. Isso mesmo, a ideia é que eles calculem a quantidade de acessos virtuais, e a partir disso contabilizam a quantidade de CO que os servidores emitem, chegando ao resultado da quantidade de árvores que é preciso ter para absorver toda a emissão de poluentes. Depois disso, a Insecta se propõe a plantar a quantidade de árvores necessárias. Legal né?! E o mais legal é que a gente vê que mesmo com ações simples do dia-a-dia, como navegar na internet, a gente emite poluentes.


            Ah, agora se você quer saber o preço médio praticado pela marca, vamos lá. Os valores ficam em torno de R$ 259,00, e você pode até achar caro. Sim, eu também acho quando penso na quantidade de dinheiro, mas vamos considerar que a marca tem custos mais elevados para buscar alternativas sustentáveis na produção, e que o fato de ajudar o meio ambiente é um incentivo para o investimento.
            E aí, o que achou da ideia de calçados veganos? Você conhece alguma outra marca que também segue ideias de produção sustentável? Conta aqui nos comentários se você já comprou algo da loja, e também deixa a dica de outras marcas que seguem ideias bacanas.
           

*O post não tem nenhum patrocínio e apenas expõe uma ideia inovadora e dica de loja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário