quarta-feira, 20 de maio de 2015

Dica (ou não) de compra: sensor de ruídos para lâmpadas

            A dica de compra de hoje é algo bacana, mas que não deu muito certo aqui em casa. Isso acontece!!! Se você já ouviu falar em soquete fotoelétrico com sensor, ou seja, aquele aparelhinho que faz a luz acender com palmas, é esse o assunto de hoje.
            O aparelhinho é como se fosse um soquete e você rosqueia no soquete que já tem em casa. O que comprei é o padrão, E27. Depois de rosquear é só colocar a lâmpada diretamente nessa nova parte.



            A ideia é que a lâmpada se acenda com um barulho ou palmas e por isso comprei por impulso, confesso que me achei a pessoa mais tecnológica, mas vamos com calma.           
            O sensor que comprei é bivolt, e a instalação é moleza; basta rosquear e colocar a lâmpada.
            Depois de todo esse processo que não demora mais que um minuto, foi o grande momento do teste. E aí descobri a não serventia dele na minha casa.


            O sensor que comprei não funciona com a luminosidade, ou seja, se estiver de dia nem adianta tentar que ele não vai acender. O duro é que também não acendeu em um dia nublado que precisava de mais luz no ambiente.
            A notícia boa é que ele acende sim com o escurinho, basta bater palma, fazer barulho ou até dar um gritinho (sei isso, porque falei alto e a luz acendeu do nada...hehe). Ah, e apesar de morar um uma rua bem barulhenta, notei que ele não captou o barulho externo, o que é bom porque poderia ficar acendendo sozinho.
            A parte ruim é que o sensor só deixa a luz acessa por 40 segundos e depois disso apaga sozinho, então a ideia de usar dentro de casa foi descartada. Coloquei no quarto, mas é claro que não deu certo, porque na maioria das vezes quero a luz acessa por mais tempo sem a necessidade de ficar batendo palma ou fazendo ruído.

            A ideia é sim legal, e eu deixaria no quarto caso o interruptor continuasse funcionando, mas quando você instala esse sensor ele não permite mais o uso do interruptor; o que resta é só fazer barulho para acender a luz.
            Confesso que quando comprei nem me atentei a descrição do produto e imaginei que ele acenderia e apagaria com ruído, assim eu poderia determinar o tempo da lâmpada acessa, mas não foi isso que aconteceu.
            Gostei da ideia, mas acho que o melhor uso é para área externa; tipo colocar na garagem, assim você acende batendo palma e a lâmpada apaga sozinha depois, ajudando na economia de energia.
            O meu comprei no site Ricardo Eletro por R$ 19,90, e apesar de ter achado bacana não está mais em uso em casa, até mesmo porque eu fiquei a louca das palmas no apartamento.
            Confesso que comprei por impulso e nem me atentei a descrição de funcionamento (fica a dica), e apesar de não estar usando em casa acho que é uma boa compra para áreas externas. Agora que você leu esse post pode julgar se acha bacana comprar ou não um sensor de ruídos para acender suas lâmpadas.

           
           


6 comentários:

  1. Valeu man, já estava para comprar um desse mesmo na Ricardo. Ajudou muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabio, acho que antes de comprar você deve analisar certinho. No meu caso não valia a pena mesmo.

      Excluir
  2. Obrigado Barbara! Muito útil as suas dicas... Não comprarei, pois pra mim, não terá utilidade assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O post era exatamente pra ajudar na decisão, porque pra mim não serviu também. Acabei passando pra frente...hehe

      Excluir
  3. Nao conheco este especificamante, mas ele deve ter ou um fotoreceptor ou um LDR para que nao funcione de dia, uma solução simples e colocar um pedaço de fita isolante pequeno (preta) depois cubra com algo Branco... crepe ou mesmo outra fita para que o sistema entenda que e noite, muito legal este que demonstrastes pois nao requer modificação e torna muito simples a instalação

    ResponderExcluir